quinta-feira, 11 de junho de 2015

Apresentação discente

Caras alunas e caros alunos,

Coloque aqui um breve comentário com os dados de seu 'currículum vitae', com ênfase nas suas experiências intelectuais e em suas expectativas na UFABC (que curso está fazendo e quais pretende fazer). Não se esqueça de colocar seu endereço eletrônico. Depois de enviar sua postagem, inscreva-se como seguidor deste Blog.

42 comentários:

  1. Nome: Rodrigo Rezende de Oliveira
    RA: 21009611
    Ano de ingresso: 2011
    Curso em que está matriculado: BC&T

    Pretendo me graduar em engenharia ambiental e urbana.
    Se possível, gostaria de obter também o diploma de bacharel em matemática.

    email pessoal: rodrigo_rznd@hotmail.com
    email institucional: rodrigo.rezende@ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  2. Nome: Marcos Vinicius Silva
    ingresso: 2013 (segunda vez que ingresso, já havia entrado antes, fiz disciplinas das exatas mas larguei o curso)
    Curso: BC&T - SA

    Pretendo concluir apenas o BC&T entretanto cursar diversas disciplinas da área de humanas. Existe um vácuo enorme na formação de exatas que eu observei, questões como método científico, escolas de pensamento que influenciam o mundo. O divisor de águas na minha vida foram as jornadas de junho de 2013, que participei ativamente sem vínculo a nenhum movimento social, e despertaram um enorme interesse acerca das questões sociais.
    Desde então tenho buscado compreender o mundo e me identifico muito com a obra marxista (toda a linha materialista). Mesmo ainda tendo pouco embasamento nos autores clássicos, tenho profundos questionamentos tanto ao marxismo quanto a virada epistemológica e o surgimento do pós modernismo.
    É um fenômeno que está presente nesses movimentos desde junho de 2013, MPL, feministas, LGBT, tática black bloc.
    Acho interessante o uso de violência black bloc como estética (não tenho opinião formada quanto aos efeitos práticos disso).
    Enfim, é tudo muito difuso, os questionamentos são imensos e essa disciplina sem dúvidas vai me ajudar a entender. Pois no fundo gostaria de compreender para poder interferir na realidade.

    email: marcosvrrs@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Nome: Isabela Maia
    Ano de ingresso: 2013
    Curso: bct
    Ainda indecisa quanto ao pós bct
    Email : bela.maia20@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Nome: Eduardo Santos Gama
    RA: 21039311
    Ano de ingresso: 2011
    Curso em que está matriculado: BC&H

    Pretendo me graduar em Licenciatura Plena em Filosofia.
    Sou licenciado em Química e atuo como professor na Rede Estadual e Municipal.

    E-mail pessoal: edusantosgama@yahoo.com.br
    E-mail institucional: eduardo.gama@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Victor Rustiguelli Mauro
    RA: 21042913
    Ano de ingresso: 2013

    Estou matriculado no Bacharelado em Ciências e Tecnologia e comecei neste quadrimestre a cursar disciplinas na área da Engenharia de Gestão e Economia.
    Devido ao caráter interdisciplinar da UFABC já tive a oportunidade de cursar disciplinas da área de neurociência,economia e agora estou cursando esta matéria livre de filosofia.

    victormauro27@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Nome: Flavio Alves da Silva
    RA: 21057213
    Ano de ingresso: 2013

    Sou aluno do Bacharelado de Ciências e Tecnologia e vou me graduar em Engenharia de Informação, estou começando a cursar disciplinas da área de Tecnologia da Informação. Talvez siga direcionando minha formação pra área da Computação Forense, por isso me interessei por essa disciplina, que pode complementar bastante minha formação.

    email: flavio_alves_s@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Nome: Ana Kelly Reis
    Ano de ingresso: 2013

    Sou graduada em Design de Produto, fiz especialização em Psicomotrocidade e, antes de ingressar na UFABC, cursava Psicologia, onde estudei a disciplina de Neurociências. Conheci o projeto pedagógico da UFABC quando pesquisava Mestrados na área de Neuro. Como o Mestrado de Neuro da UFABC é diurno - e eu preciso trabalhar, rsrs... -, resolvi cursar o BC&T e, posteriormente, o Bacharelado em Neurociências. Neste ano, porém, decidi realizar a transferência para o BCH, visto que o excesso de exatidão da maioria dos professores do BC&T, desvinculada dos aspectos humanos e sociais cuja abordagem creio ser imprescindível a todo e qualquer curso universitário, me desmotivou bastante em continuar o curso. Além disso, o BC&T tem, no máximo, um enfoque multidisciplinar, fugindo completamente da proposta interdisciplinar da universidade. Nas disciplinas obrigatórias do eixo de humanas do BC&T (EDS, CTS, BECM), percebi que os professores do BCH, sim, conseguem chegar mais perto da interdisciplinaridade. Então farei a transferência em outubro. Inicialmente, pretendo somente terminar o BCH, cursando disciplinas de Neurociências, Filosofia e, eventualmente, Políticas Públicas.

    ResponderExcluir
  10. Nome: Danillo Hildebrando de Oliveira

    Boa tarde, meu nome é Danillo, eu entrei na UFABC em 2011, cursava o BCeT, mas devido a conflitos de opiniões eu mudei para o BCH.
    Atualmente curso a licenciatura em filosofia, e desenvolvo trabalhos sócio-culturais através do teatro, tenho duas turmas, espero em breve estar graduado na filosofia e prosseguir com um projeto de mestrado.

    e-mail: danillo.oliveira93@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Rafael Rodrigues Gonzaga
    RA 21031514

    Boa noite! Sou Rafael, aluno de BC&T e pretendo obter a graduação de Engenharia de Gestão. A matricula na disciplina de Ética foi de começar a cumprir a carga de disciplinas livres a serem cursadas, onde avalio ser importante entender como assuntos abordados na área de humanas interferem diretamente no desenvolvimento da sociedade como um todo e tenho uma expectativa muito positiva com relação a disciplina, e embora não soubesse que o tema central da disciplina fosse ser a questão da violência, avalio ser um tema totalmente pertinente e contemporâneo para ser avaliado pelos alunos.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é: Carlos Augusto Horwath
    RA: 11138208
    Ano de ingresso: 2008

    Estou matriculado no curso de Engenharia de Gestão.

    Optei pela disciplina devida ela oferecer uma oportunidade de debate e reflexão sobre os nossos comportamentos como indivíduos e como sociedade.

    Email: carloshorwath@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Nome: Leandro S. de Mendonça
    Ano de ingresso: 2013
    RA: 11054213
    Área: BC&T
    Pós: Eng. de Gestão

    Boa tarde

    Optei pela disciplina para cumprimento dos créditos livres, e entendo que um debate aprofundado sobre a violência é relevante para a formação humana, além da acadêmica.

    E-mail: le.smendonca@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Nome: Jorge Cleber Amorim
    Ano de ingresso: 2013
    RA: 21034411
    Área: BCH
    Humanas
    jcamm2606@yahoo.com.br

    Sou do BCH e migrei para do BC&T neste ano. Estou em duvida entre o Filosofia e Humanas. - Não gostava de filosofia, até conhecê-la nesta universidade.
    Formado na Fatec em Automação de escritório, pretendo fazer uma pós em Redes ou TI.

    ResponderExcluir
  15. Nome: José Sérgio Albino Silva
    RA: 11073610
    Área: BC&T e licenciatura em biologia
    Decidi fazer essa disciplina para aprender e discorrer sobre a ética que acredito ser uma poderosa ferramenta para se viver em sociedade de forma mais digna, pretendo também aprender mais sobre o assunto para transmitir para os meus futuros alunos.

    ResponderExcluir
  16. Nome: Danila Ferreira Frederici
    Ra: 21052612
    Área: BC&T
    e-mail: danila.fre@gmail.com

    Sou aluna do bc&t e depois pretendo fazer engenharia ambiental. Peguei a matéria de ética, pois procuro sempre pegar matérias de humanas para cumprir os créditos livres. Acho indispensável os assuntos abordados nas matérias de humanas, além das matérias de exatas, para meu crescimento intelectual e pessoal.

    ResponderExcluir
  17. Nome: Fernando Mitio Suzuki
    RA: 21023214
    Ano de ingresso: 2014
    Curso em que está matriculado: BC&T - Gestão

    Acredito na importancia do estudo e do conhecimento sobre a etica para entender melhor as açoes humanas ..... espero adquirir esse novo conhecimento ....

    ResponderExcluir
  18. Michel da costa Medrado
    11102911
    BC&T
    michelcosta8668@gmail.com
    Pretendo fazer bacharelado em ciência da computação assim que terminar o bc&t, decidi fazer a matéria para tentar compreender melhor a sociedade.

    ResponderExcluir
  19. Thales Monea
    21069813
    BC&T
    thales_monea@hotmail.com
    Cursando as matérias da Física e Engenharia Aero.
    Escolhi fazer essa matéria porque gosto do tema, as matérias do bch proporcionam críticas e reflexões em torno da sociedade que penso ser de extrema importância na minha formação quero fazer um curso de humanas futuramente.
    Gostaria de seguir carreira acadêmica.

    ResponderExcluir
  20. Ana Carolina Alcaraz
    21001213
    BC&T
    alcaraz.anacarolina@gmail.com

    Tenho pretensão de fazer o curso de Engenharia Biomédica, após o BC&T.
    Optei por fazer a matéria por dois motivos: a carga de créditos livres obrigatória e a importância do conteúdo nas relações interpessoais.

    ResponderExcluir
  21. Everton Alex Lucas
    11069612
    BC&T
    evertonlucas@hotmail.com

    Pretendo fazer Eng de gestão após o BC&T.

    Escolhi a matéria por curiosidade sobre o tema e para tentar entender melhor a sociedade.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá. Sou o Otoniel da Rocha-21078814.
    Curso o BCeH e Filosofia. Faço filosofia pois tenho gosto pelos assuntos, como ética, linguagem, epistemologia e apreço particular aos filósofos Kant, Shopenhauer e Nietzsche, tendo interesse em compreendê-los com maior profundidade.

    ResponderExcluir
  24. Felipe Matos da Silva
    11095411 - Galera, os dois últimos algarismos é o ano de ingresso na faculdade! ;) hahahahaha

    Faço BCT e pretendo cursar também Engenharia de Gestão.

    Inicialmente, escolhi a matéria por "encaixar" na grade montada com as disciplinas restantes do bacharel. Além disso, é um tema que envolve pontos/debates/críticas sobre a sociedade.

    ResponderExcluir
  25. Eu me chamo Weber Escramanhoni, RA 21047813. Curso BC&H e pretendo ingressar no curso de Filosofia posteriormente.
    email: weberesc@outlook.com
    email institucional: weber.e@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  26. Mariana Donnini Carvalho
    RA: 11108113
    e-mail: mariana.donnini@hotmail.com / mariana.donnini@aluno.ufabc.edu.br
    Curso BC&T e já estou adiantando matérias do meu curso pretendido, Engenharia de Gestão.
    Desde criança tenho contato com a área da educação, uma vez que minha família é em sua maior parte formada por educadores. Desde o começo da minha graduação tenho cursado disciplinas relacionadas à área de educação, como Educação Científica, Sociedade e Cultura e Políticas Educacionais e escolhi esta matéria especificamente por o assunto se encaixar neste conjunto que muito me interessa e por entender o conhecimento de ética e o debate por detrás dele como essencial à formação interdisciplinar.

    ResponderExcluir
  27. Nathalia Oliveira Siqueira
    21079014
    n.siqueira@aluno.ufabc.edu.br

    Estou cursando o BCH e pretendo seguir para políticas públicas.

    ResponderExcluir
  28. Thiago Nunes
    RA: 21058212
    thiago.nuunes@gmail.com

    Estou cursando BCH e pretendo fazer filosofia.

    ResponderExcluir
  29. Paulo Henrique Massaki Kakazu
    RA: 11038709
    paulo.hmk@hotmail.com

    Já me formei no curso do BCT e estou cursando a Engenharia de Gestão.
    Optei pela disciplina pois preciso de créditos de opção livre para compor a graduação do curso de Engenharia. Porém, a escolha não foi totalmente aleatória. Já havia feito disciplinas com professores do BCH e gostei bastante, principalmente das discussões que foram trazidas para as aulas. Uma delas é a disciplina 'Comunicação, Ciência e Tecnologia' e a outra era Ética e Responsabilidade Social.
    Gosto de acompanhar e me envolver em discussões de assuntos polêmicos, bem como os ditos 'tabus' pois entendo que tais discussões enriquecem o conhecimento pessoal e até profissional. E entendo que a universidade seja um ótimo palco para tais assunto serem debatidos.

    ResponderExcluir
  30. Renata miaki
    Ra 11056108

    Estou cursando o BCT e como a Universidade permite completar com a diversidade em outros cursos, decidi enriquecer com materiais do BCH desenvolvendo um outro lado como discussões em assuntos polêmicos e que nos faça raciocinar de outra forma.

    ResponderExcluir
  31. Vinícius de Melo Toniatto
    RA: 11097113
    vini.toniatto@hotmail.com

    Estou cursando o BCT, mas por alguns motivos pessoais, pretendo me transferir para o BCH, para posteriormente cursar Economia. Venho cursando matérias na área de humanas para despertar maior interesse por elas, e assim, facilitar a minha transferência.

    ResponderExcluir
  32. Nome: Lênin Cristi

    RA: 21030114 Ano: 2014 Curso: BC&T

    Pretendo me graduar em Engenharia Aeroespacial.

    Desenvolvo software vulgo “mexo com essas coisa de computador” desde os 14 anos de idade aproximadamente, isso 16 anos atrás. No mercado já trabalhei como desenvolvedor de software em um monte de linguagens e plataformas, administrador de bancos de dados e como projetista de ambientes para rodar bancos de dados de missão crítica. Muitos dados, muitos bancos, mas escola que é bom nada. Na verdade tinha certo preconceito com faculdades, uma visão até crítica delas. Um ou outro colega meu de hierarquia e salário bem superior me pedir para fazer seus projetos de TCC (a parte prática), também não colaborava para mudar esse juízo. Na minha cabeça (e na deles acredito) eles estavam mais comprando um produto. Entendia que certificações na minha área eram mais valorizadas em alguns casos que uma graduação em si, e me afastava da ideia de entrar numa faculdade.

    Isso mudou certo dia quando por acaso procurei saber o quê raios minha irmã mais nova tanto estudava, diuturnamente. Qual não foi minha surpresa, ao espiar aquelas folhas de caderno espalhadas em volta dela no chão quase que formando um ninho de investigador de polícia, e ser prontamente questionado sobre luz síncrotron e “lentes” feitas de água para “enxergar” determinadas partículas cósmicas. Eu ainda via ali uma criança de não mais que 12 anos que na minha cabeça deveria estar terminando o ensino médio ou algo assim. Ela já devia ter ali uns 20 anos.

    Depois do choque de descobrir que ela não havia parado de crescer aos 12 anos, tentei descobrir onde ela estava aprendendo a construir naves espaciais. "Na UFABC, oras." Resposta seca. Não sabia o que era, onde ficava nem como entrava. Mas sabia que ela estava aprendendo sobre luz síncrotron lá. Era toda a informação que eu precisava para me inscrever no ENEM e disputar uma vaga que me permitiria realizar o sonho de outra criança: Aprender a construir naves espaciais. Quem sabe até aquele Warp Drive há tantos anos perdido na gaveta não funcione de verdade?

    E é essa a história, entrei em 2014 e infelizmente não tenho tempo integral para estudar, uma das paixões antigas das quais me lembrei ao voltar à escola, mas procuro fazer o que faço com bastante esmero, e na verdade isso não é bem uma vantagem o tempo todo. Tem gente que até classificaria como TOC, mas eu não sou tão novo a ponto de dar esses nomes modernos, nem acho que mereça nome de doença, é uma coisa boa. Só tem de estar sob controle, ou o prazo visita a Lua.

    ResponderExcluir
  33. Nome: Lênin Cristi

    RA: 21030114 Ano: 2014 Curso: BC&T

    Só 4096 caracteres?

    E finalmente chegamos à pergunta: O que poderia estar fazendo na aula de Ética III do BC&H? Essa história é mais recente. Poucos meses atrás comecei a ter um interesse maior por filosofia ao ouvir dois podcasts:

    O "Anticast" http://www.b9.com.br/podcasts/anticast/ e o "Não Obstante" http://filosofiadodesign.com/nao-obstante/ que têm temas parecidos com "O Mal Existe?" e "Filosofia do Design, uma aposta pós-prometeica?" e por aí vai. Não sei explicar porquê comecei a ouvir uma discussão sobre temas que parecem tão distantes do que costumo estudar, mas tomei gosto pelas discussões.

    Foi através deles que cai numa coisa mais ou menos como essa na nossa querida Wikipédia:

    “Em suma, o objeto só se torna cognoscível na medida em que o sujeito cognoscente o reveste das condições de cognoscibilidade.”.

    Isso era do Kant, descobri depois. Fiquei maravilhado ao ler isso e de perceber como isso conversava com uma noção íntima minha de que a matemática era uma descoberta e não uma invenção humana. Uma forma pura de expressão(?) de uma super-simetria universal não(?) explicável, a qual revestimos com determinadas bases numéricas e grandezas irracionais (isso sim a nossa matemática), mas que mostrava sua natureza ao ser capaz mesmo sob essa capa de prever e identificar simetrias aqui e do outro lado do cosmo. Nas palavras de Eugene Wigner: “Um dom maravilhoso que nem entendemos nem merecemos." Estava emocionado de poder estudar alguém tão maluco, e viva a interdisciplinaridade.

    Tinha certeza que teria algum contato com ele numa aula que começava com “Ética ...” e também acesso a diferentes meios de pensar a natureza. Quem sabe o próximo atalho da ciência não esteja no LHC, mas numa noção completamente diferente de pensar nossa realidade(?). Kant também era um físico brilhante, e se entrar na sala de cosmologia, vai ouvir do professor a explicação dele para a formação do sistema solar. E isso é muito interessante.

    Bom, se leu até aqui você merece a verdade, e a verdade tem um PS, que é: Estou aqui para descobrir se com a tecnologia humana mais recente disponível posso construir um dispositivo que me permita voltar para Europa. No caso não o continente, me refiro a lua galileana na verdade. Tenho muitas saudades de minha terra natal (especialmente ao ler certos comentários no que chamam de internet) e com a substituição dos telefones de disco, não tenho como ligar para casa. Mas não tem problema, tenho esperança que ao final do curso descubra como voltar.

    Reserva de assentos: lenincristi@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Nome: Adriano Henrique Bonatti
    Ano de ingresso: 2009
    RA: 11111209
    Área: BC&T
    Pós: Eng. de Materiais e Lic. em Física (talvez)

    Ingressei em 2009, tranquei a matrícula por 6 meses para tratar de assuntos pessoais e, quando retornei, tivemos a greve. Pretendo cursar engenharia de Materiais e tentar ajustar o curso de licenciatura em física paralelamente.

    Estou cursando esta disciplina para preencher os créditos livres do BC&T.
    Acho que o estudo da ética e filosofia nos ajuda muito no alinhamento e concatenação do raciocínio acerca das ações humanas. Acredito ser muito importante em todos os aspectos da vida cotidiana termos esta base ética, que nos promove compreensão e bom convívio entre todos.

    ResponderExcluir
  35. Nome: Laura Barbieri Boarini
    RA: 11011512
    Ano de ingresso: 2012
    Área: BC&T
    Formação Específica: Eng. de Materiais e Eng. de Gestão
    E-mail: laura.boarini@aluno.ufabc.edu.br

    Estou interessada em cursar esta disciplina sobre ética pois acredito que este tema deva ser compreendido por todos, independente de sua área específica, pois para se viver em sociedade a ética é necessária.

    Além disso, fiquei ainda mais interessada em saber que o assunto tratado nesta disciplina seria a violência, pois é algo que sempre gostei de debater e tenta entender porque este fenômeno quase sempre esteve presente na vida do homem.

    ResponderExcluir
  36. Nome: Gustavo Moretti Paulino
    Ano: 2013
    RA: 11058213
    Curso: BC&T
    Engenharia: Engenharia de Gestão
    Email: gustavompaulino@hotmail.com

    Fiquei interessado nessa disciplina poia os temas abordados nos permitem discutir diferentes pontos de vista sobre determinados assuntos, além da liberdade que temos em aula.

    Minhas expectativas quanto a Ufabc são otimistas. Acredito que essa interdisciplinaridade nos ajuda a entender conceitos de extrema importancia, fazendo assim com que sejamos profissionais e pessoas diferenciadas.

    ResponderExcluir
  37. Nome: Rodrigo de Oliveira Barbosa
    Ano: 2011
    RA: 11024411
    Curso: BC&T
    Engenharia: Engenharia de Gestão
    Email: rodrigo.olv.barbosa@gmail.com

    Estou cursando esta disciplina pois fiquei bastante interessado com a ementa, já que ela aborda um tema que está presente em várias discussões dos dias atuais. Além disso, devido ao foco da matéria na questão da violência, abordaremos um assunto que está intrínseco no nosso cotidiano.

    Estou muito satisfeito com a questão da interdisciplinaridade da UFABC, pois faz com que os assuntos abordados em aula sejam coligados com temas do cotidiano, o que eu julgo extremamente importante e necessário no processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  38. Rafael Cavalcanti Braga
    Ano de ingresso: 2010 / Curso: BCH
    Atualmente matriculado no Bacharelado em Filosofia
    Já cursei disciplinas da Licenciatura em Filosofia, porém agora estou cursando somente o bacharelado. Fiz duas iniciações científicas na área de Filosofia da Educação, ambas orientadas pela professora Patrícia Velasco, tendo inclusive uma destas pesquisas rendido um artigo que fui publicado na Kriterion Revista de Filosofia na edição de dezembro de 2014.
    Além de aluno sou funcionário da UFABC, e pretendo cursar mestrado em filosofia ou em literatura a partir de 2016 ou 2017.
    Também gosto muito de cinema e artes em geral, e a ideia de nos utilizarmos de conteúdos artísticos durante a disciplina me agradou bastante.

    ResponderExcluir
  39. Nome: Heitor de Araújo Lopes
    RA: 11168309
    Ano de ingresso: 2009

    Sou aluno do BC&T e pretendo seguir fazendo Engenharia de Gestão. Apesar de seguir carreira em exatas sempre me interessei pelas humanidades e assuntos que nos permitem refletir e debater. Uma vez que a universidade promove a interdisciplinaridade, sempre que posso encaixo alguma disciplina do BC&H na grade.

    Email: lopes.heitor@bol.com.br

    ResponderExcluir