Turma Noturna:
18/06
1. Violência no esporte
Adriano Henrique Bonatti
Fernando M. Suzuki
Gustavo Moretti Paulino
Rafael Rodrigues Gonzaga
25/06
2. Violência nas escolas
Danillo H. de Oliveira
Jorge Cleber Amorim
Rafael C. Braga
Thiago Nunes
Otoniel da Rocha
02/07
3. Violência e Drogas
Felipe Mattos
Everton Alex Lucas
Carlos Augusto Horwath
Paulo Henrique Massaki Kakazu
16/07
4. Violência Regional
Leandro Santos de Mendonça
Rodrigo de Oliveira Barbosa
Vinícius de Melo Toniatto
23/07
5. A naturalização da violência pela cultura do medo
Caroline Dantas Silva
Ana Kelly A. dos Reis
Lucas Poli
Mariana Donnini
30/07
6. As duas faces da ditadura
José Sergio Albino Silva
Heitor de Araújo Lopes
Guilherme Rodrigues Frujuelle
Raphael Augusto Campos Alves
Daniel
06/08
7. A violência institucionalizada
Eduardo Quintas
Júlia Gouveia
Marcelino Mota da Silva
Michel da Costa Machado
Thales Davi Monea de Oliveira
Turma Vespertina:
19/06
1. Tráfico
Marcos V. R. R. da Silva
Rodrigo Rezende de Oliveira
Edgard Oliveira
26/06
2. Violência contra animais
Ana Carolina Alcaraz
Danila F. Frederici
Isabela Maia
03/07
4. Eugenia
Victor Rustiguelli Mauro
Flávio Alves da Silva
Nathalia O. Siqueira
17/07
4a. As vantagens da invisibilidade I
Eduardo
Lênin
24/07
4b. As vantagens da invisibilidade II
Eduardo
Lênin
31/07
6. Crueldade intrínseca
Laura Barbieri Boarini
Weber Escramanhoni
Renata Mioki
07/08
7. ?
Gustavo de Campos Pinheiro da Silveira
Tenho gostado dos seminários. Apesar de termos visto apenas dois deles (um do meu grupo), as apresentações e temas escolhidos têm promovido boas discussões e até mesmo extrapolado o tempo de exposição dos grupos, o que sinaliza o interesse e boa participação dos alunos. Pensando na última apresentação onde foi tratado a violência nas escolas, envolvendo aspectos até mesmo religiosos e pedagógicos, lembrei dos países nórdicos. Não sei se são notícias sensacionalistas ou mesmo até onde vai a veracidade das informações, mas ficamos sabendo recentemente que a política educacional da Finlândia pretende banir os estudos das crianças em divisão por disciplinas (que foi falado na apresentação como um tipo de imposição até certo ponto, e que concordo). Paralelo a isso, a vizinha Suécia (uma das líderes em qualidade da educação) noticiou que fechará prisões por falta de presos. A vizinha desta última, a Noruega, que cansou de ocupar o primeiro lugar no ranking de IDH mundial - e atrelando este índice a um alto grau de qualidade em educação - tem a maioria da sua população formada por ateus. Amarrando essas informações, é possível deixar uma provocação a discussão quando lembramos do que foi falado acerca das disciplinas, das grades curriculares, dos extremistas islâmicos que impedem as meninas de estudar etc.
ResponderExcluirCaras e caros,
ResponderExcluirAmanhã no período vespertino teremos a continuação do seminário da semana passada sobre a "invisibilidade". O seminário sobre a "crueldade intrínseca" passará para o dia 31/07.
Os termas abordados foram muito atuais e dinâmicos. Gostei da apresentações que eu assisti, pois os grupos souberam transmitir o conteúdos através de exemplos práticos, facilitando o entendimento
ResponderExcluir